Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Exposição - "Esquema de Artifício" - 23/11 a 30/11 - SESC Marabá

Arte_Esquema_de_Artifício.jpg

 

No dia 23 de Novembro de 2022 às 18hs no SESC de Marabá, será inaugurada a exposição "Esquema de Artifício" trazendo os trabalhos dos alunos de Artes Visuais das turmas 2018 e 2019. Esses trabalhos são fruto da participação dos alunos na disciplina de "Laboratório de Aprofundamento em Meios Eletrônicos e Digitais" ministrada pelo Prof. Dr. Teófilo Augusto.

A entrada é franca.

 

GRUPO 1

Ficha Técnica

Título: Poética Visual Digital

Artistas: Herisson , Rose Pinheiro

Técnicas e Materiais: Computadores, celulares e interfaces de inteligência artificial geradores de imagem a partir de comandos.

Descrição: Experiência estética e de poéticas visuais com criação de imagens geradas por inteligência artificial a partir de livros, músicas e textos selecionados.




GRUPO 2 

Ficha Técnica

Título: Pinturas interativas

Integrantes: Luca Eduardo Lima Meirelles

Itens Necessários: Quadros impressos em a3 e uma mesa com um computador

Programas e sites: Unity Engine, Sketchup, Textures.com, Freesounds.org

Descrição do Projeto: Uma exibição de quadros com a arte de locais marabaenses. No canto da sala, haverá um computador rodando um game que simulará a sala de exibição, só que ao chegar perto das pinturas, o jogador é transportado para o ambiente que ele viu representado no quadro

 

GRUPO 3

Título: Podrecast.

Artistas: Ana Carolina, Carlos Roberto, Isabela Borges, Lucas Wilm.

Técnicas e materiais:  Datashow; Caixa de som genérica com conexão USB, Computador/Notebook com programa para reprodução de vídeo (ex: mpv, VLC, MPC-HC). Audacity (edição de áudio), Kdenlive (edição de vídeo).

Descrição: o trabalho apresenta um podcast com áudio distorcido, acompanhado por uma videoarte reproduzida em Datashow. O intuito é experimentar o formato da mídia, subvertendo a configuração pela desfiguração em intertextos desconexos.

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=UkClGb8XiHU

 

GRUPO 4

Título:  y

Artistas:  Jarda; Rafa Cardozo; Chay; Ágata Cleide; Tuxêre; Pepkwyi; Diná

Oliveira.

Técnicas e Materiais: Animação 2D experimental.  Monitor de reprodução/Datashow; Scratch; Computador; Materiais e suporte para desenho/pintura; Scanner.

Descrição: Esta experiência estética tem como intuito explorar as diferentes narrativas identitárias e visuais que existem na cidade de Marabá a partir das ferramentas do software de programação em blocos (scratch). Dessa forma, serão montadas composições imagéticas formadas por desenhos digitais e escaneados, e outras produções dos próprios integrantes.

GRUPO 5

Título: Óptica 

Artistas: Adriane, Beatriz, Daniele, Jardel Diogo, Lyon

Técnicas e materiais:  Imagens interativas com efeito de Gif, produzidas através de aplicativo de manipulação imagética. Foram selecionadas 2 imagens e feitas a sobreposição entre elas, causando um efeito abstrato. Após ser feita a sobreposição a imagem principal foi dividida em 4 imagens e foram transferidas para aplicativo de edição causando efeitos animados que resultaram em 8 imagens diferentes.  Essas imagens formaram um videoarte que será exibido durante a exposição no SESC. Os materiais utilizados foram programas de pintura digital, smartphones e PCs. Para a exibição da obra será utilizada a parede para a projeção, Computador, Datashow e mesa.

Descrição: A cada vez que contemplamos uma obra podemos enxergar coisas diferentes ou nos recordar de algo em comum visto antes, pois, uma obra traz em si traços de outras obras sendo assim toda produção é de certo modo uma sobreposição, e é sobre isso que refletimos em nosso trabalho, sobre a variedade de sobreposições e consequentemente a variedade de interpretações e visões possíveis a uma mesma imagem/obra.  

GRUPO 6

Título: Corpo Interligado 

Artistas: Jhenny Kelly, Edilene, Wesley

Técnicas e materiais: As gravações foram feitas com câmeras de celulares. Os vídeos foram sobrepostos com opacidade reduzida utilizando aplicativo de edição. Os objetos utilizados foram: celulares e braçadeiras para segurar esses celulares nos nossos corpos, e também terão pessoas com outros celulares fora da performance.

Descrição: Uma performance feita e registrada por celulares presos aos corpos de dois artistas leva os espectadores para dentro dos movimentos enquanto outro artista captura a experiência pelo lado de fora. As imagens produzidas a partir da performance são editadas e sobrepostas com opacidade reduzida, com o intuito de explorar a conexão dos corpos através da dança tanto dentro da caixa cênica quanto fora, e como a expressão corporal impacta os indivíduos presentes, em intensidades diferentes, porém interligadas ao mesmo motivo.



GRUPO 7

Título: Projeto Zeta:T-800

Artista: Alisson

Descrição: uma escultura a partir de peças sobressalentes de computador, com periféricos inclusos, a escultura e humanoide figurativa, o tamanho dela deve medir entre 1.30 e 1,50. O impacto visual a olhos dos visitantes, seria a inquietação sobre a tecnologia andando lado a lado com o ser humano, abrindo espaço para o questionamento: algum dia as máquinas irão nos dominar

 

GRUPO 8

Título: Pandora: em uma conexão no ciberespaço

Artistas: Fiama Rodrigues e Taate

Descrição: Mesmo com a incansável tentativa do ser humano de destruir a natureza na justificativa de “matar a fome, vestir pessoas e gerar emprego” ela continua imponente, acolhedora, geradora de vida e memórias. A conexão das plantas é infinita, nessa obra, mesmo isoladas em vasos, estão conectadas pelos experimentos artísticos de duas pessoas que nutrem a essência e visualidade da entidade que se apresenta diante dos olhos. Plantas: Cacto Palma, Jiboia, Espada de São Jorge e Aglaonema (Comigo Ninguém Pode vermelha)

Leitura da obra: Leitura de Qr Code instalados nas plantas expostas para o interator, salvar imagens individualmente e uni-las utilizando o recurso de layout do instagram para visualização da imagem por completo.

registrado em:

Destaques

único curso de artes visuais do sul e sudeste do pará
Carta de Agradecimento da Coordenação de Curso
2_BANNER_ILLA_2_JPEG.jpeg
MOD_BANNER_SOBRE_MAIS.jpg
CARTA_COORDENACAO___.jpg
previous arrow
next arrow
 

Projetos de pesquisa e extensão ativos

logositereduzida  WhatsApp Image 2016-08-26 at 12.42.43  instituto-arte-na-escola 

Mais sobre este projeto em: 

MEDIA LAB / UNIFESSPA

Mais sobre este projeto em: 

 Mais sobre este projeto em: 

Arte na Escola - UNIFESSPA

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página